Prepare sua loja para faturar sempre mais: organização, boa circulação e promocionalidade são itens essenciais a serem observados. Confira aqui algumas dicas que podem melhorar a exposição no seu Ponto de Venda.
1. O tamanho das gôndolas, prateleiras e expositores pode variar de acordo com cada loja, porém, há alguns dados que sempre devem ser observados: o ângulo de visão do consumidor e a altura correta do alcance de suas mãos. Há algumas medidas padrão que devem ser consideradas:
- Altura máxima para colocar um produto: 2,00 m;
- Altura dos olhos (melhor local para expor): 1,60 m;
- Altura das mãos (ponto de pega): de 1,00 a 1,60 m.
2. Os produtos devem ser expostos preenchendo todos os espaços da prateleira. Para tanto, é melhor optar por expositores com o sistema de prateleiras móveis para que a altura de cada uma seja determinada conforme o tamanho da caixa do produto.
Para o Consumidor:
- Maior facilidade no momento da compra;
- Economia de tempo;
- Promoção de necessidades.
Para o Varejista:
- Fidelização de clientes;
- Novos consumidores;
- Aumento da lucratividade;
- Valorização do espaço da loja.
Para o Fornecedor:
- Aumento da rotatividade dos produtos;
- Fidelização ao produto e à marca;
- Bloqueio das atividades da concorrência.
- Fachada – observe com os olhos do cliente e veja se ela está visível, atraente e não esteja com aspecto sujo ou desleixado.
- Logo – há quanto tempo você criou sua marca? Ela ainda reflete seu negócio. Você pode buscar ajuda profissional para avaliar se está comunicando corretamente sua identidade.
- Estrutura predial – se o imóvel for seu, talvez uma boa reforma seja necessária. Caso seja alugado, negocie com o proprietário algumas melhorias, como pisos, estacionamento, etc.
- Mix – você tem atendido as necessidades de seu cliente? Seu mix tem evoluído tão rápido quanto as mudanças do mercado? Avalie sua clientela, converse, pesquise e veja como pode agregar mais valor ao que você já tem a oferecer.
- Gondolas e equipamentos – uma boa modernizada na loja passa por novas gôndolas e uma exposição renovada. Isso chama a atenção do cliente e é aumento certo no faturamento.
- Investimento – investir financeiramente parece ser a única saída, mas não é. Invista tempo em conversar com seus clientes e com seus funcionários. Pesquise seus concorrentes, e os não concorrentes, para saber o que eles têm feito. Este pode ser um valioso investimento na modernização da sua loja.
- Equipe – distribua sua equipe de forma a cobrir toda sua loja. Treine-os e motive-os. Premie-os por performance acima da meta. Estimule-os a contribuir com sugestões que fortaleçam o processo e cuidado, um único colaborador desmotivado pode contaminar sua equipe.
- Não espere seu cliente – ficar sentado reclamando que o cliente não chega é mais comum do que se imagina. Vá em busca de sua clientela, faça parcerias, estimule as indicações de sua loja. Faça propaganda. Use a modernidade das redes sociais e dos mecanismos de busca da internet.
- Cuide da aparência de sua loja – uma loja promocional não é uma loja desorganizada e com som alto. Uma loja promocional respeita o perfil de seus clientes e não o gosto pessoal dos vendedores. Mantenha sua loja limpa, organizada e bem sinalizada.
- Cliente oculto – faça o teste do cliente oculto para avaliar seus vendedores quando você não estiver por perto. Os resultados podem ser reveladores.
- Mix diversificado – respeite seu espaço para montar o mix mais adequado, mas fique atento ao comportamento de seu cliente. Isso pode lhe ajudar com a introdução de itens que podem contribuir com a venda casada e com a satisfação de seus clientes.
- Parcerias – monte parcerias com sua vizinhança. Seu cliente pode aproveitar o momento de compra e ganhar tempo com outro produto ou serviço correlato nas proximidades.
- Pós-venda – trate bem seu cliente durante a venda e melhor ainda depois. Ele voltará sempre e ainda será uma excelente fonte de indicações.
- Promoções – faça promoções pontuais e constantes. Seu cliente saberá o que e quando fará bons negócios na sua loja.