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Monte fácil

Prepare sua loja para faturar sempre mais: organização, boa circulação e promocionalidade são itens essenciais a serem observados. Confira aqui algumas dicas que podem melhorar a exposição no seu Ponto de Venda.

1. O tamanho das gôndolas, prateleiras e expositores pode variar de acordo com cada loja, porém, há alguns dados que sempre devem ser observados: o ângulo de visão do consumidor e a altura correta do alcance de suas mãos. Há algumas medidas padrão que devem ser consideradas:

  • Altura máxima para colocar um produto: 2,00 m;
  • Altura dos olhos (melhor local para expor): 1,60 m;
  • Altura das mãos (ponto de pega): de 1,00 a 1,60 m.

2. Os produtos devem ser expostos preenchendo todos os espaços da prateleira. Para tanto, é melhor optar por expositores com o sistema de prateleiras móveis para que a altura de cada uma seja determinada conforme o tamanho da caixa do produto.

As vantagens de uma exposição bem feita


Para o Consumidor:

  • Maior facilidade no momento da compra;
  • Economia de tempo;
  • Promoção de necessidades.

Para o Varejista:

  • Fidelização de clientes;
  • Novos consumidores;
  • Aumento da lucratividade;
  • Valorização do espaço da loja.

Para o Fornecedor:

  • Aumento da rotatividade dos produtos;
  • Fidelização ao produto e à marca;
  • Bloqueio das atividades da concorrência.
Venda mais com uma exposição planejada!
Você já circulou por sua loja tentando observar tudo com os olhos do cliente? Faça isso e avalie se ele consegue encontrar o que procura.
Parece uma tarefa simples, mas que negligenciamos ao longo dos dias e dificultamos a vida de nosso cliente. Todos os produtos de sua loja devem estar bem expostos, separados por sua categoria e organizados de forma a facilitar a pega e a induzir as compras por impulso. Pense em como as compras são feitas: se seu cliente encontra a massa, por exemplo, mas não encontra o molho, certamente desistirá da compra e trocará sua loja por uma que facilite suas compras.
Verifique se todos os produtos tem preço visível, embalagens bem conservadas e exposições adequadas para cada item. Agora tente agrupar produtos de acordo com as necessidades dos clientes: se ele é um consumidor de fraldas, certamente irá gostar de uma promoção de lenços umedecidos ou de comida de bebê próximos a esta seção.
Tire da sua loja (que tal uma grande promoção próxima aos caixas) aquilo que tem giro baixo e ocupa lugar em suas gôndolas.
Planeje suas vendas e bom faturamento!
Algumas dúvidas frequentes
1) O que fazer para modernizar minha loja?
Pense nesta modernização para tudo o que engloba seu negócio:
  • Fachada – observe com os olhos do cliente e veja se ela está visível, atraente e não esteja com aspecto sujo ou desleixado.
  • Logo – há quanto tempo você criou sua marca? Ela ainda reflete seu negócio. Você pode buscar ajuda profissional para avaliar se está comunicando corretamente sua identidade.
  • Estrutura predial – se o imóvel for seu, talvez uma boa reforma seja necessária. Caso seja alugado, negocie com o proprietário algumas melhorias, como pisos, estacionamento, etc.
  • Mix – você tem atendido as necessidades de seu cliente? Seu mix tem evoluído tão rápido quanto as mudanças do mercado? Avalie sua clientela, converse, pesquise e veja como pode agregar mais valor ao que você já tem a oferecer.
  • Gondolas e equipamentos – uma boa modernizada na loja passa por novas gôndolas e uma exposição renovada. Isso chama a atenção do cliente e é aumento certo no faturamento.
  • Investimento – investir financeiramente parece ser a única saída, mas não é. Invista tempo em conversar com seus clientes e com seus funcionários. Pesquise seus concorrentes, e os não concorrentes, para saber o que eles têm feito. Este pode ser um valioso investimento na modernização da sua loja.

2) O que fazer para minha loja vender mais?

 

Essa dúvida é unanimidade. Todos querem faturar mais, mas poucos se dispõem a buscar alternativas. Confira algumas dicas:

  • Equipe – distribua sua equipe de forma a cobrir toda sua loja. Treine-os e motive-os. Premie-os por performance acima da meta. Estimule-os a contribuir com sugestões que fortaleçam o processo e cuidado, um único colaborador desmotivado pode contaminar sua equipe.
  • Não espere seu cliente – ficar sentado reclamando que o cliente não chega é mais comum do que se imagina. Vá em busca de sua clientela, faça parcerias, estimule as indicações de sua loja. Faça propaganda. Use a modernidade das redes sociais e dos mecanismos de busca da internet.
  • Cuide da aparência de sua loja – uma loja promocional não é uma loja desorganizada e com som alto. Uma loja promocional respeita o perfil de seus clientes e não o gosto pessoal dos vendedores. Mantenha sua loja limpa, organizada e bem sinalizada.
  • Cliente oculto – faça o teste do cliente oculto para avaliar seus vendedores quando você não estiver por perto. Os resultados podem ser reveladores.
  • Mix diversificado – respeite seu espaço para montar o mix mais adequado, mas fique atento ao comportamento de seu cliente. Isso pode lhe ajudar com a introdução de itens que podem contribuir com a venda casada e com a satisfação de seus clientes.
  • Parcerias – monte parcerias com sua vizinhança. Seu cliente pode aproveitar o momento de compra e ganhar tempo com outro produto ou serviço correlato nas proximidades.
  • Pós-venda – trate bem seu cliente durante a venda e melhor ainda depois. Ele voltará sempre e ainda será uma excelente fonte de indicações.
  • Promoções – faça promoções pontuais e constantes. Seu cliente saberá o que e quando fará bons negócios na sua loja.

 

Reinvente seu negócio todos os dias e terá sempre a chance de vender mais.